Pequeno, charmoso e econômico

Já imaginou morar em 26m² com conforto? A princípio parece difícil, mas as soluções dadas para este apartamento de 26m² surpreendem pela criatividade e percepção de um espaço muito maior. Com a grande janela que se abre para um dos cartões postais do Rio de Janeiro e o pé direito de 2,90 o designer Luciano tirou vantagem todos estes elementos e fez o seu lar um lugar único, cheio de charme para receber os amigos.

 

Como o morador adora receber amigos, e o espaço é pequeno, era preciso criar um espaço com uma circulação boa, e aí entra a grande sacada deste apartamento. Com o pé direito alto, o Luciano teve a ideia de elevar o quarto, e assim criou um mezanino onde fica o dormitório. Com ajuda de um profissional ele criou uma estrutura de madeira chumbada nas paredes existentes, deixando a parte inferior mais livre. A única área fechada do apartamento é o banheiro, assim a planta é livre dando a sensação de um ambiente maior. A escada de acesso ao dormitório é fininha e removível para ocupar pouco espaço.

No dormitório que fica na parte superior, com pé direito baixo, mas não menos charmoso. O piso foi trabalhado com carpete, para deixar este ambiente mais aconchegante, alias carpete é sempre uma ótima alternativa para quem gosta de quarto mais aconchegante. Além da cama ainda foi possível colocar um baú e prateleiras de apoio.

Um dos desejos do morador era uma parede de tijolo a vista, como custo para tal era um tanto salgado, uma opção super em conta foi o uso de papel de parede que imita o tijolo. Papel de parede alias é uma ótima alternativa para quem não quer sujeira e uma obra rápida. Hoje em dia encontramos no mercado uma infinidade de opções com texturas e grafismos lindos e alguns por valores bem em conta. Está aí uma ótima dica para dar uma cara nova ao ambiente.

Uma solução super legal foi o armário, que fica na parte inferior, e é super discreto. Quando trabalhamos com ambientes reduzidos os móveis grandes precisam se incorporar ao espaço de forma imperceptível, e aqui ele fica como um painel, as portas sem puxadores, outra dica para ambientes reduzidos, são com abertura fecho toque.

 

No canto da sala ainda comporta um mini escritório, junto a janela, um ótimo lugar com toda a luz natural necessária para hora o do trabalho. A mesa presa a parede e ainda próxima ao sofá também serve como uma mesa de apoio. Na parte superior prateleiras são o espaço para deixar o material de trabalho junto a objetos decorativos.

 

Como já comentamos o único espaço fechado é o banheiro, e para que a porta ficasse bem discreta, o uso de uma porta de correr como painel, pintada na mesma cor da parede, disfarça super bem. Uma ótima alternativa para esconder aquela porta que fica no meio do ambiente, mas que é necessária.

Um ambiente pequeno não precisa ser monocromático e cozinha ganha cores. No rodabanca pastilhas foram colocadas por cima dos azulejos existentes, uma alternativa econômica, para quem não quer gastar com obra de remoção. A geladeira também foi toda encapada com adesivo preto, outra dica legal e econômica, para dar aquele up nos eletrodomésticos que já estão com uma carinha envelhecida, sem precisar trocar.

Tudo nesse apartamento foi feito de forma econômica, com custo super baixo e reaproveitando móveis, ou no melhor estilo do it yourself, como o painel da tv que foi laminado pelo morador e o sofá que foi reestofado e assim ganhou cara nova. No lavabo, ao invés de tampo de granito, o próprio morador criou a bancada com madeira e revestiu com vinílico, que é mais resistente a respingos, e ainda ficou super econômico. O restante ao invés de armários foi usado cestos e no box paletts que além de charmosos e aconchegantes são excelentes dicas pra quem não quer gastar muito.

 

 

 

O que também podemos tirar de ideias e como foi distribuído cada cantinho! Objetos trazidos de viagens decoram todo o apartamento e são distribuídos de forma linda, como entre as molduras de um papel de parede. Ou trabalhos do próprio morador, como os cachepôs desenhados por ele e a reciclagem do porta garrafas que agora serve como porta lápis. Esses itens tão aquela personalizada no apartamento que deixa tudo a cara do morador!

Deixe o seu comentário:

WhatsApp chat