Como usar cimento e concreto aparente na decoração

Já faz um tempo que o cimento queimado caiu no gosto de arquitetos e decoradores. E este material versátil, e inicialmente barato, veio para ficar. Ele é versátil porque se molda a diversas formas, pode ser pigmentado e ter cores diferentes do cinza clássico. Pode ser usado como acabamento de pisos, paredes, objetos e também móveis.

 

PISOS E PAREDES DE CIMENTO QUEIIMADO

 

 

 

 

Fazer cimento queimado para pisos e paredes é como fazer bolo: cada um tem uma receita e uma maneira de fazer, além dos kits prontos disponíveis no mercado!  A escolha vai depender do gosto do cliente e do executor!

O cimento queimado é prático porque é resistente, tem um tempo de instalação relativamente rápido (3 dias em pisos e paredes), é praticamente monolítico e pode ser usado em áreas externas.

Algumas tintas já conseguem repetir o efeito do cimento queimado em paredes e tem sido usadas para soluções mais rápidas e limpas.

MOVEIS DE CONCRETO ARMADO

 

 

 

 

 

 

 

O concreto armado aparente costuma ter uma aparência bruta, inacabada em alguns casos, passando a ideia de resistência (que de fato tem). Esta cara mais bruta tem sido usada a favor de decorações com jeito industrial.

O concreto armado precisa ter uma forma para ser executado, normalmente de ferro ou madeira, precisam também ser removidas depois (como um bolo mesmo) e estas formas podem ter desenhos que intencionalmente vão estampar o concreto, seja com furos ou divisão das tábuas.

 

COMBINAÇÕES

 

 

 

 

 

O cimento combina com materiais nobres como a madeira, que nos casos de piso pode ser usada como junta de dilatação. Vai bem com ladrilhos hidráulicos, tijolo à vista, cerâmicas.

O cimento queimado usado em grandes superfícies como pisos ou paredes é muito prático, pois pode ser o protagonista da cena, sendo moderno e combinando com decoração industrial ou rústica. Ou ainda, fazendo o papel de coadjuvante, combinando com elementos coloridos e imponentes que são destaques na decoração (ele não vai roubar a cena!).

 

Quem opta por estes materiais deve saber que sua aparência não é uniforme e tampouco, fácil de se repetir ou copiar. Mesmo assim são materiais que atualizam os ambientes, sem rótulos de datas.

Com custo benefício muito bom, transitam do clássico ao contemporâneo, combinando com pisos de casa de fazenda e ficando lindo em lustres, vasos e móveis.

Deixe o seu comentário:

WhatsApp chat