Dicas e macetes de como escolher cortinas

Uma cortina não veste somente a janela, mas o ambiente como um todo. Como saber a melhor cortina? Bom isso vai depender para qual finalidade precisamos, se é para um ambiente com muita luminosidade, para  garantir privacidade, controlar ruídos externos ou simplesmente para decorar o cenário.

 

 

Persiana rolô

A persiana rolô ,ou cortina rolô como também é chamada, é uma ótima opção para ambientes com muita luminosidade. Este tipo de cortina tem abertura de baixo para cima e normalmente é composta por uma tela solar, um tecido com proteção solar que bloqueia os raios solares e que mantem a privacidade interna e ao mesmo tempo deixa entrar luminosidade. As telas são feitas de poliéster, o que ajuda na limpeza, ótimas opções para ambientes como cozinha e até banheiros. Claro, também podem ser feitas em outros tecidos, a escolha vai depender do seu gosto pessoal e dos modelos do fabricante, existem tecido feitos em fibra natural, como o bambu, que fica super bem num ambiente de estar.

 

Dupla ou duble vision

Esse tipo de cortina tem o mesmo conceito da rolô, abertura de baixo para cima com rolo superior. A diferença é que é composta por dois tecidos, então podemos ter um tela transparente e uma black out na mesma cortina e abertura compõe um listrado, como uma persiana horizontal, onde dependendo podemos ter um fechamento total ou um semi fechamento de acordo com o que desejado no momento.

Esse tipo de cortina tem o mesmo conceito da rolô, abertura de baixo para cima com rolo superior. A diferença é que é composta por dois tecidos, então podemos ter uma tela transparente e uma black out na mesma cortina. Quando aberta compõe um listrado, como uma persiana horizontal, e conforme fechamos podemos dosar entre um fechamento total ou um semi fechamento, de acordo com o que desejamos no momento!

 

Como escolher a cor

Hoje em dia temos no mercado uma infinidade de tipos de tecidos e formas de cortinas. Mas como escolher a melhor cor de tecido para o nosso ambiente? Um ambiente com muita luminosidade o ideal é um tecido num tom mais claro, tecidos escuros retêm mais calor e desbotam mais rapidamente,  ou seja, teremos um aumento de temperatura no ambiente. Se a luminosidade não for um problema e nem a privacidade, tecidos leves e transparentes são ótimos para compor um espaço mais leve.

 

Usar varão

Usar varão para fixar cortinas de tecido é super pratico. Além de decorativos facilitam na hora de remove-las tanto para substituir ou limpar. O varão pode ser fixado tanto no teto como na parede e são encontrados em diversos acabamentos: cromado, branco, latão, preto e etc. E também podemos optar por ponteiras que hoje tem em diversos modelos, tudo vai depender do ambiente em questão.

 

Comprimento

Uma dúvida super comum é o comprimento que ela deve ter! Normalmente as cortinas que vão até o chão são mais elegantes, pois alongam e não cortam o ambiente. O cuidado que devemos ter é que o comprimento seja pelo menos 1cm do chão, para que não acumule sujeira, e também observar se o tecido que escolhemos encolhe após a lavagem, caso sim o melhor é deixar uma barrinha para compensar o comprimento. Já as cortinas tipo rolô e duble vision o ideal é no tamanho da janela, passando pelo menos de 5 a 10 cm, para que não fique tão pesada para abertura.

 

Cortina até o teto

Aqui vai depender a distância que temos entre a janela e o teto. Se tivermos um diferença de uns 30 cm indicamos que a cortina desça do teto, se a diferença for maior ela pode começar logo acima da janela.

 

https://projetos.habitissimo.com.br/projeto/como-escolher-as-cortinas

Deixe o seu comentário: