Montando seu Consultório Médico

Fiz uma pesquisa com alguns clientes e amigos da área médica para montar um artigo que ajudasse a esclarecer algumas das duvidas que surgem quando estes profissionais resolvem fazer seu “voo solo” e montar seu próprio consultório.

Normalmente esse momento chega após terminarem sua especialização e já terem trabalhado por um tempo em outros consultórios ou clínicas médicas, tendo adquirindo uma boa experiência e vivência, muitos já tem conhecimento do que precisam, mas não sabem por onde começar!

O primeiro impasse é: que tamanho de imóvel que eu preciso? Alguns médicos pesquisam direto na internet, outros contam com ajuda de corretores e outros mais antenados já contam com ajuda de um arquiteto para otimizar esse investimento. Como assim? O arquiteto faz o acompanhamento nas visitas aos imóveis selecionados e apresenta um estudo em planta baixa das possibilidades, contemplando as necessidades da especialidade em questão, sendo assim, fica muito mais claro e fácil de se fechar um negócio com êxito!

Após a escolha da sala, vem a parte de divisão e aproveitamento dos espaços, separando ambientes de maneira funcional e prática, e atendendo as normas da vigilância sanitária, que vão desde medidas mínimas para os ambientes, como para tipos de revestimentos e necessidades especiais, que variam dependendo do tipo de procedimento a ser executado. Nessa parte é de extrema importância a contratação de um profissional especializado e capacitado, que vai ser o responsável técnico pelo projeto e vai emitir um RRT – Registro de responsabilidade técnica.

Não esqueça que o seu projeto deve ser elaborado mesclando toda essa parte técnica com as suas características pessoal e profissional, pois o ambiente de trabalho deve retratar a sua personalidade e o seu lado profissional, sem perder a harmonia!

Para as divisões dos ambientes o mais indicado é serem feitas paredes de gesso acartonado, pela praticidade, facilidade em passar e esconder canaletas e tubulações no seu interior e pela rapidez em executar, além disso pode ser acrescentado impermeabilização acústica, mantendo sua conversa com o paciente em sigilo. Em algumas situações, e dependendo do tipo de uso, também podem ser feitas divisórias com o próprio mobiliário, economizando espaço.

Um exemplo de consultório médico que contempla 2 atendimentos simultâneos:

Consultório Ana Paula Streck

 

Dicas para estar adequado as normas da Vigilância Sanitária

O alvará de saúde, expedido pela Vigilância Sanitária, avalia além de dados médicos (CRM, laudos de microbiologia, comprovação de recolhimento de resíduos contaminados, entre outros), o espaço físico e sua conservação.

Por isto, desde o início, é importante a contratação de um profissional capacitado para planejar o espaço, utilizando materiais e técnicas igualmente aprovados pela Vigilância Sanitária.  Aqui algumas informações sobre “a arquitetura” que seu consultório precisa respeitar:

  • Piso lavável, ou seja, material resistente a água e que possa ser limpo com frequência. Evite rodapés muito recortados e pouco resistentes.
  • Paredes lisas e que possam ser limpas, evitar detalhes de gesso e texturas pois acumulam sujeira, deixar revestimentos e quadros para a área de recepção.
  • Circulação com medida mínima de 1,20cm e portas com passagem livre de 0,80cm.
  • Onde há procedimentos é obrigatório a existência de pia no local, e a torneira deve ter fechamento que evite o contato das mãos após serem higienizadas. Estas podem ser com alavanca, temporizadas ou com sensor.
  • Sabonetes e toalhas descartáveis; médicos, auxiliares e pacientes devem ter este tipo de acessório no consultório e nos banheiros. (prever espaço para os dispensers e lixeiras!)
  • Além destes itens, existe também a separação de resíduos – contaminados e não contaminados, armazenamentos de medicamentos em locais seguros, ventilação e iluminação adequada assim como acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

As normas foram feitas para o bem estar e conforto de todos, atende-las vai deixar seu consultório ainda melhor!

Precisando de mais informações, entre em contato!